Qual devo escolher: ar condicionado ou ventilador?

E aí, cheio de dúvidas se é melhor ventilador ou ar condicionado? Então veja esse artigo de hoje com ótimo conteúdo eu vai ajudar você a se decidir. E também separamos um vídeo com ainda mais esclarecimentos para ajudar mais ainda.

2016 foi considerado o ano mais quente da história. Realmente muito quente! No Brasil já era bem comum o uso ventilador, mas agora isso tem sido praticamente obrigatório. Fora que o uso dos aparelhos de ar condicionado aumentou muito nas casas nesses últimos anos que ocorreram.

E com essas altas temperaturas as pessoas começam a buscar alternativas para amenizar todo esse calor. Então é aí que surge a pergunta: o que é melhor, ar condicionado ou ventilador?

E é por isso que fizemos esse artigo de hoje. Para ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta. Leia com atenção as informações a seguir.

Devo escolher ventilador?

Observe as vantagens e desvantagens do ventilar.

Vantagens

Creio que as maiores vantagens o ventilador é que ele é muito mais barato do que o ar condicionado. Além disso, ele é muito econômico em relação a energia elétrica, a não ser que você deixe ele muito tempo ligado na tomada.

Você pode escolher ventilador de teto, de parede, de piso ou até de mesa.

Para comprar um ventilador é possível fazer isso com R$ 50,00 em mãos, levar para casa e simplesmente ligar na tomada e começar a usar. Isso, sem precisar de nenhuma instalação especial.

Desvantagens

Uma grande desvantagem que existe em relação ao ar condicionado é que em dias de maior calor ele não vai adiantar muito. Isso porque ele vai ficar circulando o ar quente, então o calor vai permanecer.

Se ele estiver em um ambiente com muito pó isso também não será nada bom, pois esse pó vai ficar circulando no ambiente. E isso é bem rum, principalmente para os que sofrem de alergias respiratórias.

Mas nesse caso, basta manter o ambiente bem limpo.

Bem, essas são as vantagens e desvantagens do ventilador, então avalie e depois avance para o que vamos falar sobre os aparelhos de ar condicionado.

Devo escolher o ar condicionado?

Veja os prós de contras do ar condicionado.

Desvantagens

Os alérgicos não se dão bem quando a questão é refrigeração. O ventilador, como já dissemos acima, tem aquele problema com pó, já o ar condicionado resseca o ar, então isso pode prejudicar alérgicos e demais pessoas com problemas respiratórios.

O ar condicionado gasta bastante energia, então é bom usar com certa moderação se você não quiser levar um susto bem desagradável quando sua conta de luz chegar.

Vantagens

Uma grande vantagem é que realmente resolve o problema do calor no ambiente, pois retira o ar quente para fora e refrigera o ar antes de liberá-lo dentro do ambiente. Basta escolher o ar condicionado para cada ambiente, para isso nós fizemos um artigo que ajuda você a entender cada tipo de ar condicionado. Acesse, clicando aqui.

É possível determinar a temperatura exata que você deseja. Isso é ótimo principalmente para a noite, quando vamos dormir.

E aí, conseguiu escolher?

Uma dica que podemos dar a você é, se possível, tenha os dois. Por quê? Porque em dias não muito quentes você pode usar o ventilador, sem precisar gastar muito energia. Assim você vai economizar seu dinheiro.

Deixe o ar condicionado para usar naqueles dias em que o calor está nos “matando”. Assim você vai ficar bem fresquinho e não sofrerá com o ar quente do ventilador.

E em relação ao ar condicionado deixar o ar ressecado, isso é bem verdade. Um boa ideia é deixar um umidificador no ambiente e usá-lo quando for ligar o ar condicionado, vai ajudar bastante de tiver alguém no ambiente com problemas respiratórios. Além disso, tem gente que diz que uma bacia com água ajuda na falta do humidificador.

Conclusão

Com todas essas informações já é possível você se decidir em relação ao ar condicionado e/ou o ventilador. Porém, assista ainda esse vídeo que separamos especialmente para você que tem filhos e precisa saber se o ventilador ou o ar condicionado é melhor para a criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *