Qual devo escolher: Climatizador ou Ar Condicionado?

Se a sua dúvida está em como escolher entre ar condicionado ou climatizador de ar, então você chegou ao lugar certo.

Em um primeiro olhar até nos parece que o ar condicionado e o climatizador são praticamente a mesma coisa, que funcionam do mesmo jeito. É isso que está na mente de muitas pessoas por aí e, bem provavelmente, na sua também.

Porque o natural é que pensamos que os dois climatizam, os dois refrigeram, então só podem ser a mesma coisa. Porém não é bem assim. Por isso vamos explorar essas diferenças aqui.

Leia e confira, veja como é mais simples do que você imagina.

Climatizador

Climatizador de arCom a ação do climatizador a qualidade do ar fica melhor em ambientes como salas, quartos e escritórios. Além de ser mais indicado para quem sofre de problemas respiratórios, pois as mudanças climáticas podem causar desconforto e o climatizador reduz esse desconforto.

Ele tem melhor funcionamento em ambientes de pequeno porte e é ótimo para ser utilizado em regiões em que a umidade do ar é baixa em certos períodos do ano. Por exemplo, algumas das regiões de Minas Gerais, Bahia, Piauí, São Paulo, Brasília toda, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantis.

O climatizador de ar é mais econômico do que o ar condicionado em questão de gasto de energia elétrica, chegando a consumir até mesmo 9 X menos do que o aparelho de ar condicionado. E também o preço de compra é inferior ao do ar condicionado. Esses dois fatores são ótimos para seu bolso!

Ele é bem fácil de transportar, pois no geral é compacto e leve para manusear.

Existe o climatizador quente-frio, que também pode ser utilizado em várias estações do ano.

Para climas quentes e úmidos, o climatizador não é indicado.

Agora a parte mais chocante

Ao contrário do que se pensa, o climatizador não resfria o ambiente. Isso mesmo!

O que ele faz é somente ventilar e umidificar. Resfriar, você deixa para o ar condicionado.

Dessa forma, ele não deve ser considerado como um substituto para o ar condicionado, em locais onde o calor é muito intenso.

 

Ar Condicionado

O ar condicionado existe nas opções não somente para refrigerar, mas também na opção quente-frio, que Ar Condicionadopode ser utilizado em diversas épocas do ano.

Para controlar a temperatura do ambiente, o ar condicionado é bem eficaz e prático. Além de possuir um filtro contra ácaros, bactérias, fungos e (acredite!) até mesmo vírus que causa a gripe nos modelos split, recursos mais atuais, modernos.

Entretanto, você vai gastar para instalar. Vai precisar de um profissional que faça isso, pois dá trabalho e precisa de um maior entendimento.

Para usar o ar condicionado, o local precisa estar com janelas e portas fechadas, caso contrário ele não terá a capacidade para refrigerar o ambiente.

Ao contrário do climatizador, o aparelho de ar condicionado não umidifica o ar e gasta muito mais energia. Fazendo boa diferença na sua conta de luz no final do mês.

A Diferença Para Carro Também Existe

Você sabia que além do ar condicionado também existe o climatizador para automóvel. Isso mesmo!

Nesse vídeo abaixo você entenderá essas diferenças, porque os aspectos são diferentes.

E Então, Conseguiu se Decidir?

Nos apresentamos aqui as vantagens e desvantagens do climatizador de ar e do aparelho de ar condicionado. Com essas informações você já pode refletir e fazer a sua opção por um ou por outro. Escolha o mais adequado as suas necessidades para evitar jogar dinheiro fora.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *