A importância da manutenção do seu ar condicionado

Já faz tempo que o aparelho de ar condicionado não é mais um simples luxo, ele se tornou uma necessidade, principalmente em locais mais quentes. Porém, não basta simplesmente ter um aparelho de ar condicionado em casa, você precisa cuidar bem dele se quer que ele dure.

Muitos problemas podem ser gerados pela falta de manutenção. Alergias podem ser causadas, aumento no gasto de energia, problemas para refrigerar o ambiente entre outras coisas.

Por esse motivo, é tão importante a manutenção do ar condicionado. Pensando nisso, preparamos esse artigo que vai te ajudar com essa questão da manutenção.

Conheça a Regulamentação

Existe já uma regulamentação sobre a manutenção dos aparelhos de ar condicionado no Brasil, são normas do Ministério da Saúde. Essas normas são muito relevantes pois tratam da qualidade do ar dentro de ambientes refrigerados, pois pode influenciar, de forma direta, a saúde das pessoas presentes nesses ambientes.

A portaria de número 3523/98 do Ministério da Saúde, com referência na Resolução 9 deliberada pela ANVISA tem uma aplicação nesse caso.

Veja esse trecho da portaria para entender melhor:

“Art. 1º Aprovar Regulamento Técnico contendo medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização, para garantir a Qualidade do Ar de Interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

Art. 2º Determinar que serão objeto de Regulamento Técnico a ser elaborado por este Ministério, medidas específicas referentes a padrões de qualidade do ar em ambientes climatizados, no que diz respeito a definição de parâmetros físicos e composição química
do ar de interiores, a identificação dos poluentes de natureza física, química e biológica, suas tolerâncias e métodos de controle, bem como pré-requisitos de projetos de instalação e de execução de sistemas de climatização.”

Essas determinações e as demais devem ser seguidas à risca para um bom funcionamento dos aparelhos de ar condicionado.

O que você pode fazer para realizar a manutenção do aparelho de ar condicionado?

Climatizador de ar

A manutenção não tem que ser feita apenas por técnicos, existem pequenas ações que você mesmo pode realizar no seu aparelho de ar condicionado para prezar pelo bom funcionamento dele.

Boas práticas de limpeza são uma dessas principais práticas, isso você mesmo pode fazer pelo menos uma vez por mês, que é o período ideal. Porém, se existir alguém com alergia respiratório que fique no ambiente em que o ar condicionado está instalado, pode ser necessário que essa limpeza ocorra de 15 em 15 dias.

O que o técnico pode fazer para realizar a manutenção do aparelho de ar condicionado?

A manutenção do aparelho de ar condicionado realizada pelo técnico trata de uma limpeza ainda mais profunda, com partes desmontadas e higienizadas adequadamente. Esse é um tipo de procedimento que pode ter um período maior de espaço, é recomendado que seja uma vez por ano.

Conclusão

Com esses cuidados você será capaz de manter uma boa qualidade no ar no ambiente e manter por mais tempo um bom funcionamento do seu aparelho de ar condicionado. É sempre bom pensar que é melhor prevenir do que remediar.

Então, mãos a obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *