Preciso de silêncio: Qual ar condicionado devo escolher então?

Eu adoro silêncio, momentos de tranquilidade, principalmente na hora de dormir. Mas a verdade é eu quando precisamos ligar o ar condicionado a noite, muitas vezes o silêncio vai embora.

Precisando de silêncio?

Mas a boa notícia é que a tecnologia evoluiu e já existem ótimas alternativas de ar condicionado menos barulhentos. Tendo isso em mente, preparamos esse artigo para ajudar você na decisão de um ar condicionado mais silencioso possível.

Precisamos falar sobre decibéis

Você sabe o que são decibéis? É a unidade de medida dos sons.

Por que eles são importantes? Porque através deles podemos saber até que nível os sons são saudáveis para nós ou fazem mal.

Pensando assim, qualquer som acima de 50 decibéis já não são mais agradáveis e podem causar problemas a nossa audição, dentre outras consequências.

Por precisamos saber disso? Porque sabendo desse limite poderemos identificar o ar condicionado mais silenciosos, pois ele não deverá passar o limite de 50 decibéis. Essas informações podem ser encontradas no manual do fabricante ou na descrição do produto.

Split, janela ou portátil?

Ar condicionado split

Dos 3 citados aí em cima, com certeza o ar condicionado split é o mais silencioso. Esse foi um dos principais motivos pelos quais ele foi criado: redução de ruído em comparação com o ar condicionado de janela.

Uma grande vantagem é que ele não fica todo do lado de dentro do ambiente. A condensadora fica do lado de fora do ambiente, e apenas a evaporadora do lado interno, o que reduz bastante o ruído. Isso deixa a maior parte do barulho do lado externo do ambiente em que fica o ar condicionado.

E desses 3 os aparelhos de ar condicionado portáteis são os que fazem mais barulhos. Eles estão acima de 50 decibéis.

Então sempre mantenha em mente, antes de escolher o seu aparelho de ar condicionado, que saber os decibéis emitidos pelo aparelho são extremamente importantes.

Veja alguns aparelhos de ar condicionado silenciosos

Separamos alguns modelos de ar condicionados considerados os mais silenciosos, para ajudar você.

Existe um aparelho de ar condicionado split chamado LG Liberto Artcool Inverter que é bem silencioso, os ruídos dele variam entre 19 a 39 decibéis na evaporadora (parte que fica do lado de dentro do ambiente). Ele tem uma tecnologia que abafa os barulhos enquanto estiver ligado.

O Springer Janela Duo é um dos mais silenciosos aparelhos de ar condicionado de janela atualmente. Então se você gosta de modelo ou prefere comprá-lo por ser mais em conta, você não ficará na mão, essa é uma ótima opção. Além disso, ele tem funções noturnas, ideal para dormir com controle automático da temperatura.

Já entre os portáteis é um pouco mais difícil de encontrar um que fique dentre do limite de decibéis. Existe o Cadence Portátil Nevada, que pode passar um pouco do limite. Mas é um dentre os que menos faz barulho na categoria.

Conclusão

Como você viu, se quiser um ar condicionado mais silencioso, o melhor é escolher um split. Só não se esqueça de manter a manutenção dele regularmente, seja qual modelo decidir comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *